Páginas

Glossário

Processos conativos: estão ligados à tendência do ser humano para agir deliberadamente, intervir no meio por iniciativa própria.

Motivação: designa em psicologia a condição do organismo que influencia a direcção (orientação para um objectivo) do comportamento.

Acto voluntário: é uma actividade precedida de actuação mental, de uma intenção de executar essa actividade. A sede da sensibilidade, da percepção e da vontade é o cérebro.

Intencionalidade: causas que produzem efeitos; a acção humana tem motivos e intençôes.

Tendências: impulso espontâneo que orienta o comportamento do indivíduo.

Ciclo motivacional: o ciclo motivacional é basicamente o ciclo que envolve a motivação do indivíduo para com a organização.

Necessidades: designa em psicologia um estado interno de insatisfação causado pela falta de algum bem necessário ao bem-estar.

Identidade: pode-se designar, num sentido lato, a identidade pelo desenvolvimento do sentido daquilo que se é, ou seja, do carácter do que é único.

Relações precoces: o desenvolvimento social refere-se ao crescendo de competências e de habilidades que capacitam o indivíduo para se relacionar afectiva e socialmente com os outros, isto é, para interagir.

Choro: oportunidade para exteriorizar sem constrangimentos emoções tão vastas como a tristeza, a solidão, o desespero ou o desamparo.

Sorriso: é uma manifestação tipicamente humana envolvendo uma das expressões faciais que mais frequentemente observamos nas pessoas.

Impriting: é um excelente exemplo da interacção de factores genéticos e ambientais no comportamento – o que é inato e específico na espécie e as propriedades específicas da aprendizagem.

Vinculação: em psicologia refere-se às procuras dirigidas a figuras específicas, ou seja, a relações afectivas específicas.

Vinculação evitante: é característica das perturbações em que a ansiedade é evitada, o afecto é contido e a expressão do comportamento disfuncional é directamente expressa em direcção aos outros (como acontece nas perturbações do comportamento ou no distúrbio da personalidade).

Contacto/conforto: necessidade de agarrar, de estar junto da mãe; o contacto gera conforto.

Isolamento: mecanismo de defesa descrito por Freud, que consiste em isolar, isto é, em separar um pensamento ou uma acção do seu contexto geral.

Hospitalismo: entende-se pelo conjunto de perturbações que o bebé pode sofrer devido a carências maternas quantitativas.

Cognição social: descreve a forma como seleccionamos, interpretamos, relembramos e utilizamos a informação social para fazermos julgamentos e tomarmos decisões.

Impressões: consiste na primeira ideia de que ficamos acerca de alguém com quem contactamos pela primeira vez.

Expectativas: são mútuas e prevêm comportamentos.

Efeito de Pigmalião: é o nome dado em psicologia ao efeito das nossas expectativas e percepção da realidade na maneira como nos relacionamos com a mesma, como se realinhássemos a realidade de acordo com as nossas expectativas.

Atitudes: disposição ligada ao juízo de determinados objectos da percepção ou da imaginação.