Páginas

Biografia - Robert Rosenthal


Robert Rosenthal é professor de Psicologia na Universidade da Califórnia, Riverside. Os seus interesses incluem profecias auto-realizadoras, que ele explorou num estudo bem conhecido do Efeito Pigmalião: o efeito das expectativas dos professores sobre os alunos*.
Rosenthal nasceu em Giessen, Alemanha em 2 de março de 1933, e deixou a Alemanha com a sua família aos seis anos de idade. Em 1956 foi premiado com um doutorado pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Começou a sua carreira como psicólogo clínico e, em seguida, mudou-se para a psicologia social. De 1962 a 1999, ensinou em Harvard, tornou-se presidente do departamento de psicologia em 1992 e professor de Psicologia em 1995. Quando se reformou em Harvard em 1999, foi para a Califórnia. Em 2008 ele tornou-se um professor universitário na Universidade da Califórnia do sistema estadual.


*EXPERIÊNCIA de ROSENTHAL


Robert Rosenthal fez acreditar a professores do 1º ciclo que, após a aplicação de testes, alguns dos seus alunos iriam progredir significativamente. Na verdade, os alunos tinham sido escolhidos em vão, sem lhes ter sido aplicado qualquer teste.

Oito meses depois os alunos cujo psicólogo tinha previsto uma melhoria melhoraram de facto! Isto porque os professores tinham criado expectativas positivas relativamente a esses alunos e, por isso, envolviam mais os alunos nas actividades escolares. As expectativas elevadas influenciou o seu rendimento. Sendo assim, podemos concluir que as expectativas podem fazer acontecer coisas - efeito de Pigmalião.