Páginas

Biografia - Wilfred Bion


Wilfred Ruprecht Bion (Mathura, 1897 — Oxford, 1979) foi um psicanalista britânico, pioneiro na dinâmica de grupo. Aos oito anos passou a viver numa pensão em Inglaterra. Os seus anos na escola de preparação foram os mais infelizes da sua vida. Saiu da mesma em 1915, imediatamente antes do seu 18º aniversário, e juntou-se ao Regimento Real de Tanques em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.
Formado em medicina, o seu interesse na psicanálise aumentou. Submeteu-se então, a um treino supervisionado pela psicanalista Melanie Klein - pioneira no estudo da relação mãe e filho - que influenciou o pensamento de Bion.
Bion foi psiquiatra no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando em maneiras de melhorar a selecção dos oficiais e tratando vítimas. É conhecido particularmente pelo seu trabalho no Tavistock Institute, em Londres.
Durante os anos 40, abriu caminho na dinâmica de grupo, sendo Experiências com Grupos o auge desse trabalho. Abandonando-o a favor da prática psicanalítica, elevou-se à posição de director da Clínica de Psicanálise de Londres (1956-1962).
De 1962 até 1965, Bion foi presidente da Sociedade Psicanalítica Britânica.
Passou os seus últimos anos em Los Angeles, Califórnia. Realizou diversos seminários no Brasil a partir da década de 1970, influenciando profundamente diversos profissionais da área.