Páginas

Biografia - Mary Ainsworth

Psicóloga e professora universitária norte-americana, Mary Ainsworth nasceu em Dezembro de 1913, em Glendale, no estado de Ohio, e faleceu a 21 de Março de 1999, em Carlottesville, no estado da Virgínia.
Ainsworth obteve a sua licenciatura (1935), o mestrado (1936) e o doutoramento (1939) na Universidade de Toronto, no Canadá, onde leccionou durante pouco tempo. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, juntou-se ao Corpo do Exército de Mulheres Canadianas, alcançando o posto de Major, em 1945. Depois, retomou as suas funções de docente, na Universidade de Toronto.
Em Inglaterra, Mary Ainsworth trabalhou na Clínica Tavistock, onde realizou investigação sobre os efeitos, no desenvolvimento e personalidade da criança, da separação materna. A psicóloga concluiu que a ausência da figura da mãe promovia efeitos de desenvolvimento adversos na criança. Em 1954, acompanhando o marido que obtivera um lugar no Instituto Africano Oriental de Investigação Social, em Kampala, no Uganda, Mary Ainsworth realizou, nesse país, um estudo de campo sobre a interacção mãe/filho, tendo este apenas um ano de vida.
A partir de 1955, prosseguiu o seu trabalho de investigação e docência na Universidade John Hopkins, alcançando o lugar de professora catedrática em 1963. Mudou-se para a Universidade da Virgínia, em 1974, e foi designada Professora Commonwealth, desde 1975 até 1984, ano em que se aposentou como professora jubilada, mantendo-se, no entanto, activa até 1992.