Páginas

Investigação Pessoal - Curiosidades sobre Freud

O sorriso de Mona Lisa já despoletou várias teorias, entre elas uma que defende que se deve ao facto de Gioconda estar secretamente grávida. Sigmund Freud, por seu lado, interpretava a figura enigmática de Mona Lisa como uma simbiose entre o sorriso da sua mãe adoptiva e o olhar triste de sua mãe natural (Psychology, Lewis-Clark State College). A teoria mais aceite é a de que Mona Lisa não é mais do que um auto-retrato do artista. Alguns testes com raios-X comprovam esta teoria.
O pai da psicanálise interessou-se pelo mundo das letras muito jovem. Aos 8 anos, já costumava ler Shakespeare. Também participou em adolescente numa conferência sobre um ensaio de Goethe a respeito da natureza. Antes de optar pelo curso de Medicina, Freud pensou em estudar direito. Entre 1884 e 1887, desenvolveu uma pesquisa sobre as propriedades da cocaína. Para tal, tomava ele mesmo pequenas doses e depois anotava os seus efeitos.

Mais tarde, quando foi publicado em algumas revistas médicas que o uso prolongado do entorpecente poderia causar delírio, acabou por ser acusado de propagar uma nova doença. Fora isso, chegou a receitar uma quantidade significativa do produto a um paciente, que acabou por morrer de overdose.