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Glossário

Eu com os outros/ Eu nos contextos


Acomodação- processo pelo qual os esquemas mentais existentes modificam-se em função das experiências e relações com o meio.

Adaptação- modificação dos comportamentos que permitem o equilíbrio das relações entre o organismo e o meio.

Ambivalência- estado em que um mesmo indivíduo possui comportamentos antagónicos.

Animismo: atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados.

Aprendizagem condicionada-o comportamento humano é produto de condicionamentos, isto é, de associações de uma respostas a um estímulo.

Artificialismo: explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos. O sol foi aceso por um fósforo gigante.

Assimilação- integração dos novos dados nos conhecimentos, nas estruturas anteriores.

Auto-estima- avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.

Behaviorismo- é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.

Cibernética- a ciência e a arte da auto-regulação.

Comportamento- conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.

Conflito- resulta de uma situação de antagonismo de interesses.

Conflito intragrupal- quando o conflito ocorre no interior de um grupo de indivíduos.

Conflito interpessoal- situação na qual duas ou mais pessoas divergem na percepção, avaliação e/ou proposta de acção sobre algum ponto em comum.

Conflito social- processo social básico de convivência que se caracteriza por uma operação personalizada, voluntária e descontínua, visando à conquista de um valor social escasso. É através dos conflitos sociais que o homem provoca mudanças na sociedade.

Consciência- qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente.

Contexto- conjunto de condições e factores que constituem o meio ambiente global no qual o ser humano está inserido. É no meio global que se constroem os processos desenvolvimentais.

Cooperação- elação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objectivos comuns, utilizando métodos mais ou menos consensuais.

Cronossistema- abrange mudanças em relação ao tempo não apenas nas características das pessoas, como também no ambiente em que esta vive, como por exemplo, mudanças no curso de vida e estrutura da família.

Dedução- processo de raciocínio através do qual é possível, partindo de uma ou mais premissas aceitas como verdadeiras a obtenção de uma conclusão necessária e evidente.

Ego- designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do modelo triádico do aparelho psíquico. O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo.

Egocentrismo- entendimento pessoal de que o mundo foi criado para si e pela incapacidade de compreender as relações entre as coisas.

Epistemologia- (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) estudo do conhecimento

Equilibração- processo mediante o qual se equilibra aquilo que já sabemos (assimilação) com aquilo que podemos ser solicitados aprender e que não se ajusta completamente à nossa compreensão (acomodação).

Esquema- estrutura mental que representa algum aspecto do mundo. As pessoas usam esquemas para organizar o conhecimento atual e providenciar uma base para compreensão futura.

Estereótipo- imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade.

Estádio anal- neste estádio a maturação e o desenvolvimento psicomotor vão permitir à criança reter ou expulsar as fezes/urina. A criança é mais autónoma e extiste ambivalência na forma como a criança hesita entre ceder ou opor-se às regras de educação.

Estádio das operações concretas- é a partir deste estádio que começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia. É neste estádio que a criança adquire a capacidade de realizar operações.

Estádio das operações formais- é neste estádio que a criança realiza raciocínios abstractos, não recorrendo ao contacto com a realidade. A criança deixa o domínio do concreto para passar às representações abstractas.

Estádio de latência- vai reactivar a sexualidade adormecida durante o período de latência. No estádio genital retomam-se as problemáticas do estado fálico, como o complexo de Édipo. A puberdade traz novas pulsões sexuais genitais e o adolescente autonomiza-se da família.

Estádio fálico- as crianças estão interessadas nas diferenças anatómicas entre os sexos, às interacções homem e mulher, tem brincadeiras que exploram essa interação (aos pais e as mães). Tem comportamentos exibicionistas e gostam de espreitar.

Estádio genital- a adolescência vai reactivar uma sexualidade que esteve como que adormecida durante o período de latência. A puberdade traz novas pulsões sexuais genitais e o mundo relacional do adolescente é alargado a pessoas exteriores à família.

Estádio oral- neste estádio o ser humano nasce com id, isto é, um conjunto de pulsões inatas. É constituído por um período em que a criança é muito passiva e dependente e outro, em que a criança é mais activa e pode mesmo morder o seio ou o biberão. O desmame corresponde a uma frustração que vai situar a criança em relação à realidade do mundo.

Estádio pré-operatório- este estádio é fundamental para o desenvolvimento da criança. Apesar de ainda não conseguir efectuar operações, a criança já usa a inteligência e o pensamento.

Estágios- patamares de desenvolvimento que se dá por sucessão.

Estádio sensoriomotor- a actividade cognitiva durante este estádio baseia-se, principalmente, na experiência imediata através dos sentidos em que há interacção com o meio, esta é uma actividade prática.

Estímulo- aquilo que provoca uma resposta particular.

Exossistema- compreende as ligações entre dois ou mais ambientes, sendo que pelo menos um deles não contém a pessoa em desenvolvimento, mas no qual ocorrem eventos que a influenciam indiretamente.

Experiência física- acção exercida sobre o objecto, desenvolve a motricidade da criança propiciando o seu desenvolvimento intelectual.

Finalismo- as crianças estão sempre a questionar os adultos.

Função simbólica- capacidade que o indivíduo tem de gerar imagens mentais de objetos ou acções.

Frustração- emoção que ocorre nas situações onde algo obstruí de alcançar um objetivo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.

Hereditariedade- a maturação interna dos sistemas endócrino e nervoso, bem como o crescimento orgânico tem um papel importante no processo de desenvolvimento, ainda que a maturação dependa fundamentalmente de factores genéticos, a estimulação do meio pode acelerar ou retardar o processo de maturação.


Id- designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do modelo triádico do aparelho psíquico. O id é a fonte da energia psíquica (libido). O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.

Inteligência- capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender.

Inteligência conceptual- racional ou abstracta. Pressupõe o recurso da linguagem e outros sistemas simbólicos e manifesta-se nas capacidades de compreensão, raciocínio, resolução de problemas e tomadas de decisão.

Inteligência prática- resolução de problemas, capacidade de manipulação e de mobilização de representações perceptivas. Permite a resolução de problemas do quotidiano.

Inteligência social- manifesta-se na vida relacional e social e na resolução de problemas interpessoais, recorrendo predominantemente à intuição.

Interacionismo- teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento do comportamento humano é uma construção resultante da relação do organismo com o meio em que está inserido.

Introspecção- acto pelo qual o sujeito observa os conteúdos dos seus próprios estados mentais, tomando consciência deles.

Introspecção controlada- implica a presença de observadores externos e estruturação da descrição das emoções.

Mecanismos de defesa- processos subconscientes desenvolvidos pela personalidade, os quais possibilitam a mente desenvolver uma solução para conflitos, ansiedades, hostilidades, impulsos agressivos, ressentimentos e frustrações não solucionados ao nível da consciência.

Mediação- alternativa de resolução de conflitos muito mais vantajosa para todos, porque as soluções são encontradas pelos próprios envolvidos, com a facilitação de um profissional.

Mesossistema- relações que ocorrem entre dois ou mais ambientes contendo a pessoa em desenvolvimento, como, por exemplo, as relações entre a casa e a escola, a escola e o local de trabalho, etc. Um mesossistema é um sistema de microssistemas.

Microssistema- padrão de actividades, papéis sociais e relações interpessoais experimentadas pela pessoa em desenvolvimento num dado ambiente.

Modelo bioecológico- o modelo bioecológico propõe que o desenvolvimento humano seja estudado através da interação de quatro núcleos inter-relacionados: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo.

Modelo computacional da mente- afirma que a mente humana pode ser concebida como um sistema de processamento de dados muito semelhante ou idêntico ao de um computador digital.

Modelo ecológico do desenvolvimento- o desenvolvimento é um processo que decorre toda a vida e resulta da interacção entre o indivíduo e os múltiplos contextos em que se insere.

Negociação- implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa.

Neurociência- termo que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, normal e patológico, especialmente a anatomia e a fisiologia do cérebro interrelacionando-as com a teoria da informação, e linguística, e mais disciplinas que explicam o comportamento, o processo de aprendizagem e cognição humana bem como os mecanismos de regulação orgânica.

Objectivos supraordenados- objectivos essenciais para os grupos e que só se conseguiram concretizar com base na cooperação.

Objecto permanente- quando o indivíduo pode conceber o objeto mesmo estando fora de seu alcance de visão.

Pensamento intuitivo- já com uma certa descentração cognitiva, vai permitir que a criança solucione alguns problemas e possibilitar muitas aprendizagens.

Preconceito- juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".

Pulsão- impulso energético interno que direciona o comportamento do indivíduo.

Realismo- sem preocupações de objectividade, a realidade é construída pela criança. Se sonhou que o lobo esta no corredor, vai ter medo de sair do quarto.

Recalcamento- está estritamente ligado a noção de inconsciente e é um processo através do qual se elimina da consciência partes inteiras da vida afetiva e relacional profunda.

Reversibilidade- capacidade de voltar, de retorno ao ponto de partida. Aparece portanto como uma propriedade das acções do sujeito, possível de se exercerem em pensamento ou interiormente.

Sensações- informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam.

Sentimento- informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam.

Sexualidade- energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor.

Sistema- conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.

Superego- designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.

Transmissão social – Integrada numa sociedade, a criança interage com o meio físico social. Um meio mais estimulante favorecerá o seu desenvolvimento. Contudo, o efeito de transmissão social, de educação, só tem resultado se houver uma assimilação activa do sujeito.